tag:blogger.com,1999:blog-66385920713656373332024-02-20T17:09:05.919-08:00Ensaio audiovisual, montagem e o espectador-montadorAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/12523893067797683315noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-6638592071365637333.post-76703072962673920462011-08-09T10:37:00.000-07:002011-08-29T10:16:22.448-07:00Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação Linha: Tecnologias da Comunicação e Estéticas Curso: Ensaio audiovisual, montagem e o espectador-montador – 2º sem. 2011 Professores: Consuelo Lins e Luiz Rezende. Horário: Quarta-feira, 11 às 13 horas.<strike></strike>O curso se divide em três módulos: o primeiro parte das reflexões do filósofo francês Jacques Rancière em O espectador emancipado para discutir a noção de espectador na tradição do cinema e em certas práticas da arte contemporânea; o segundo aborda diálogos, confrontos e misturas entre dispositivos documentais e dispositivos artísticos, focalizando estratégias extraídas de ambos os campos artísticos para propiciar outras maneiras de se relacionar com imagens em movimento, redefinindo temporalidade, espaço, narrativa e impondo modificações à interação mental e corporal do espectador. O terceiro módulo retoma discussões sobre o gesto de apropriação de imagens e documentos no documentário ensaístico contemporâneo para aprofundar a noção de um “espectador-montador”. <br />
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<b>Bibliografia:</b><br />
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COMOLLI, J. L. Ver e poder: a inocência perdida – cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: UFMG, 2008<br />
LA FERLA. Las prácticas mediáticas predigitales y postanalogicas. Meacvad_08. Buenos Aires: Nueva Libreria, 2008. <br />
LEIGHTON, T. (org.). Art and the moving image. Londres: Tate Modern, 2008,<br />
MACIEL, K. (org.) Transcinemas. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009.<br />
RANCIERE, J. O espectador emancipado. Lisboa, Orfeu Negro, 2010.<br />
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<b>Programa:<br />
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1. A partir das reflexões do filósofo francês Jacques Rancière em O espectador emancipado, discutir a noção de espectador na tradição do cinema (cinema clássico, moderno e contemporâneo) e em certas práticas da arte contemporânea.<br />
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Bibliografia:</b><br />
<br />
BENJAMIM, W. “O autor como produtor”, in Walter Benjamim, Obras Escolhidas, Magia e técnica, Arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2008.<br />
COMOLLI, J. L. A inocência perdida: cinema televisão, ficção, documentário. Prefácio+Retrospectiva do espectador.<br />
RANCIERE, J. O espectador emancipado. Lisboa, Orfeu Negro, 2010.<br />
MACIEL K. (org.) Transcinemas. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009, pgs. 327-340.<br />
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Outros textos que podem interessar:<br />
<br />
AUMONT, J. “O filme e seu espectador”, in A estética do filme. Campinas: Papirus, pp. 223/285.<br />
AUMONT, J. “A parte do espectador”, in A imagem. Campinas: Papirus, 1993, pp 77/134.<br />
LABARTHE, A. “Prefácio”, in BAZIN, A., Orson Welles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006, pp. 07/12.<br />
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<b>2. Dispositivos documentais, dispositivos artísticos: diálogos, confrontos, misturas. <br />
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Bibliografia:<br />
</b><br />
<br />
CAMPANY, D. “When to be fast? When to be slow?”, in Campany, D., The cinematic, Documents of Contemporary Art. Londres: Whitechapel, 2007, pp 10/17. <br />
ALZUGARAY, P. O artista como documentarista. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECA/USP, 2008.<br />
LA FERLA. Las prácticas mediáticas predigitales y postanalogicas. Meacvad_08. Buenos Aires: Nueva Libreria, 2008. <br />
BELLOUR, R. “A interrupção, o instante”, in Entre-imagens. Campinas: Papirus, pp 126/155.<br />
PAINI, D. Le temps exposé. Paris: Cahiers du cinema, 2002. <br />
AGAMBEN, G.: “Difference and repetition: on Guy Debord’s films”, in T. Leighton (org.) Art and the moving image. Londres: Tate Modern, 2008, pgs. 328-33.<br />
DANEY, S.: “From movies to moving”, in T. Leighton (org.) Art and the moving image. Londres: Tate Modern, 2008, pgs. 334-339.<br />
LEIGHTON, T.: “Introduction”, in Tanya Leighton (org.), Art and the moving image. Londres: Tate Modern, 2008, pgs. 7-40.<br />
ROYOUX, J. C.: “The time of re-departure: after cinema, the cinema of subject”, in T. Leighton (org.) Art and the moving image. Londres: Tate Modern, 2008, pgs. 340-354.<br />
LINS, C.: “Rua de mão dupla: documentário e arte contemporânea”, in Kátia Maciel (org.) Transcinemas. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009, pgs. 327-340.<br />
MACIEL, K. (org.) Transcinemas. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009.<br />
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<b>3.Desmontar/remontar: a apropriação de imagens e documentos no documentário subjetivo contemporâneo: filmes autobiográficos, ensaios, cartas e diários fílmicos. <br />
<br />
Bibliografia:</b><br />
<br />
BLUMINGUER, C. Lire entre les images, in: L'essai et le cinéma. Paris: Ed. Champ Vallon, 2004.<br />
DIDI-HUBERMAN, G. L’oeil de l’histoire, Remontages du temps subi T2. Paris: Les Editions de Minuit, 2010.<br />
DURAND, R. “Le document, ou Le paradis perdu de l’authenticité, in Disparités, Essais sur l’experience photographique. Paris: Editions de La Difference, 2002.<br />
FELDMAN, I., MOURAO, P. (org.) David Perlov, epifanias do cotidiano. São Paulo: Centro de Cultura Judaica, 2011. <br />
FAROCKI, H. Working on the sightlines. Amsterdam University Press, 2004.<br />
MOURAO, M. D., BORGES, C. E MOURAO, P. Harun Farocki: por uma politização do olhar. São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2010.<br />
MOURE, J. Essai de définition de l’essai au cinema, in: L’essai et le cinéma. Paris: Ed. Champ Vallon, 2004.<br />
WEINRICHTER, A: “Un concepto fugitivo. Notas sobre el film-ensayo”, in LA FERLA, J (org), Las prácticas mediáticas pré-digitales y postanalógicas. Buenos Aires: Meacvad, 2008. <br />
WEINRICHTER, A. (2009) Metraje encontrado. La apropiación en el cine <br />
documental y experimental, Gob. de Navarra, colecc. Punto de Vista, Pamplona.<br />
LINS, C., FRANÇA A., REZENDE, L. A.. “A noção de documento e a apropriação de imagens de arquivo no documentário ensaístico contemporâneo”, in Galáxia, Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica ISSN 1982-2553, v. 11, n. 21 (2011): http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/5597<br />
MACHADO, A. “O filme-ensaio”, in Concinnitas. Rio de Janeiro: v. 4, n. 5, p. 63-75, 2003 www.intermidias.com/txt/ed56/Cinema_O%20filmeensaio_Arlindo%20Machado2.pdf<br />
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